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COISA FEIA

O homem à minha frente na fila do supermercado aparentava ter mais de 70 anos de idade. Depois de pagar as coisas que comprou, pôs-se a contar as moedas do troco, juntando-as com as que já tinha. Com toda a calma do mundo. Uma, duas, três vezes... Em seguida, como se procurasse algo, resolveu conferir o conteúdo da bolsa que carregava. Sem nenhuma pressa e sem desocupar o lugar, impedindo que meu atendimento começasse. E eu estava com uma pressa danada. E claro que, internamente, fiquei irritado! Mas pensei comigo: um dia chegarei lá...

Finalmente, o velhinho foi embora. Ao começar a me atender, o funcionário do caixa disse ao empacotador: êta véio chato e enrolado! Sempre fica tomando o espaço e demora pra sair! E ficaram, o caixa e o empacotador, a reclamar do cliente anterior, enquanto atendiam outro, no caso eu. Utilizaram inclusive termos chulos para desqualificar o idoso. E tudo isso na minha frente e de outras pessoas que aguardavam na fila.

Falar mal de um cliente, na presença de outro: esta é uma situação recorrente em atendimento. Recorrente e extremamente desagradável, que depõe, por exemplo, não contra o velhinho da história lá em cima, mas contra os atendentes que as protagonizam, com respingos altamente negativos na imagem da empresa.

Quando eu saí disse ao atendente: pronto, agora vocês já podem começar a falar mal de mim, ok?  >> segue