OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

10 ANOS!

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

ELEIÇÕES 2012

Agora que foi dada a largada para a propaganda partidária, vou mencionar duas matérias que colhi na mídia por aí, para reflexão de todos nós, eleitores.

A primeira é uma declaração dada pelo o atual secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Beltrame. Não me lembro de outra análise tão precisa da política. Ao ser questionado se seria candidato a algum cargo eletivo, pois sua popularidade é muito grande, disse: “não tenho interesse em política. A polícia me moldou de uma forma muito rigorosa. É preciso na vida flexibilizar e eu estou aprendendo a ser flexível. Mas eu acho que a política flexibiliza demais. É algo que me faria sofrer” (revista Carta Capital de 02.03.12).

A outra é da lavra do colunista Jânio de Freitas. Sob o título “Valerá a pena?”, o veterano jornalista diz: “O jogo está iniciado. Partimos outra vez para 90 dias de discussões, promessas, apelos, acusações, insultos, marquetices. Tudo movido por fortunas. E reunido como um espetáculo grotesco com a pretensão de seduzir-nos, em nosso mínimo poder de premir uns poucos botões ao fim dos três meses. Uma minoria de prefeitos, entre os mais de 5.500, faz por não ser uma presença indesejável ou inútil no seu município. Uma minoria mínima naquela minoria mostra-se à altura da honra recebida do eleitor. Dá sentido ao cargo, dá sentido à administração pública. Mas o que dizer das Câmaras Municipais?  Ali e acolá, uns quantos vereadores têm seriedade e bons propósitos. A realidade, porém, pelo país todo, é de Câmaras Municipais reduzidas a abrigos de negócios ilícitos, quase todos à custa de alguma parte do território ou da vida da cidade. Porque, para os venais, os associados a atividades ilícitas, os desclassificados, é mais fácil eleger-se do que é para os bem-intencionados. Pois é, o jogo está iniciado outra vez. E, para o bem ou para o mal, temos a nossa parte nele” (jornal Folha de são Paulo de 08.07.12).