OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

DUAS LIÇÕES DE HUMILDADE

1. O escritor John Cornwell assim descreveu a coroação do Papa Pio XII (Eugenio Pacelli), em 1939, à qual compareceram “príncipes, embaixadores e eminentes representantes das nações: O Papa dispensava bênçãos à esquerda e à direita (...), enquanto a congregação se ajoelhava em ondas, nos dois lados. À sua frente seguia o mestre-de-cerimônias, que parava a procissão a intervalos. Três vezes virando-se para o novo papa, ele ateou fogo a um pedaço de linho, com um pequeno fogareiro de prata. A chama ardeu por um instante, depois se desmanchou em cinzas. ‘Sancte Pater, sic transit gloria mundi’, entoou o clérigo. ‘Santo Padre, assim passa a glória do mundo’”. (Do Livro “O Papa de Hitler - A História Secreta de Pio XII”, Autor JOHN CORNWELL, Imago Editora, Rio de Janeiro, 2.000, página 234). (Desconheço se as coroações de papas ainda têm este ritual).

2. “Quando assumi a diocese de Duque de Caxias RJ, me chamaram de Excelência Reverendíssima. Eu lhes disse: se me chamam assim porque sou gente, tudo bem. Se for porque sou bispo, nada bem. Porque sou gente como vocês, assim como Deus nos fez, um pouco menos do que os anjos”. Trecho de palestra em Curitiba, de Dom Mauro Morelli, bispo da diocese de Duque de Caxias RJ.

Nestes tempos em que a humanidade é lembrada pelos acontecimentos, da importância da solidariedade em detrimento do egoísmo, não seria nada mal refletirmos sobre o acima escrito, para nos darmos conta de nossa insignificância.