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 O LADO BOM DA RECLAMAÇÃO

(Autor: Jerônimo Mendes, administrador, escritor, palestrante, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional. Outros textos do autor podem ser vistos em www.jeronimomendes.com.br)

 Prosperar no mundo dos negócios é uma questão de planejamento, determinação e persistência. São premissas básicas, entretanto, nada disso vai ajudá-lo se você não tiver um bom produto ou serviço, atender mal os clientes e ignorar as reclamações desde o primeiro momento.

Por força da profissão, tenho acompanhado o desenvolvimento de vários negócios em diferentes segmentos de mercado. As principais dificuldades são comuns a todas as empresas: comprometimento abaixo do esperado, ausência de planejamento, desconhecimento do mercado e capital de giro insuficiente.

Aliado a isso, existe o desrespeito às regras básicas que comprometem o crescimento sustentado de qualquer negócio: empréstimos bancários freqüentes, dispersão de foco, controles financeiros ineficientes, falta de treinamento, pouco investimento em marketing e atendimento sofrível.

Trabalhar por conta própria somente com a intenção de sobreviver ou de cobrir a insatisfação temporária pela falta de algo melhor para fazer são fatores que contribuem para o fechamento das empresas no primeiro ano de atividade. Por outro lado, ignorar as reclamações pensando que isso não faz muita diferença para o desenvolvimento do negócio é uma postura que não condiz com a realidade atual do mercado.

Num mundo inteiramente conectado e bombardeado por informações online, os clientes se apresentam cada vez mais exigentes e seletivos e cada dia menos comprometidos com a marca e o nome da empresa. Ignorar as reclamações e descuidar-se do bom atendimento só vai ajudá-lo a engrossar as estatísticas de desaparecimento das empresas em menos de um ou dois anos.  (>>continua)