OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

POLÍTICA PÓS-VENDA

Uma dessas operadoras de TV por assinatura tem um suporte on-line para contato com ela. A gente acessa a internet e pode falar em tempo real, sem custo adicional, com atendentes da empresa. Que maravilha, não é? Só tem um detalhe: esse canal de comunicação é destinado apenas a quem ainda não é cliente, ou seja, a quem quer comprar o serviço... Quem já é freguês é remetido para um número de telefone prefixo 0300, com ligação tarifada... Que beleza de política pós-venda... Até parece aquela história do sujeito que, ao morrer, pôde escolher entre ir para o Céu ou pro Inferno. Antes de decidir, São Pedro permitiu que ele inspecionasse os dois lugares. Na visita ao Inferno, foi recepcionado com festa pelo Capeta e seus ajudantes. Só alegria, música, bebida e comida... Encontrou vários amigos. Depois visitou o Céu. Paz, tranqüilidade, silêncio absoluto, só quebrado às vezes por melodias delicadas. Estavam todos vestidos de branco, movimentando-se serena e lentamente num ambiente iluminado por uma luz suave. Nenhum conhecido. “Uma chatice”, pensou o sujeito. Quis ir para o Inferno. São Pedro preveniu: “Não tem volta, meu filho”. Sem problemas, raciocinou, lá é muito mais animado pra passar a Eternidade. Ao retornar lá pra baixo, Satã recebeu-o novamente e, depois de trancar a porta às suas costas, tascou-lhe um tapa ao pé do ouvido e jogou-o num grande tacho de água fervendo. Desesperado e incrédulo, o sujeito balbuciava: “Onde foi parar aquela festança, aquela alegria, aquela animação, aquela cortesia?” Enquanto lhe dava uma espetada com aquele seu garfão, o Diabo respondeu: “Agora não precisa mais. Você já é meu cliente”.