OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

MOTIVAÇÃO

É interessante como algumas empresas têm uma visão distorcida em relação à motivação de seus funcionários. Uma parte considerável delas ignora que motivação é “uma porta que só se abre por dentro”, ou seja, ninguém consegue motivar ninguém. O que se pode – e se deve – fazer é criar as condições para que as pessoas se motivem. Outro aspecto a considerar é que - estudos comprovam - salário baixo causa desmotivação sim. Porém salário alto, por si só, motiva apenas temporariamente. Para que se obtenham efeitos duradouros na motivação, é necessário que além da questão salarial satisfatória, haja no trabalho um ambiente de Respeito, Credibilidade, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Mais ou menos como dizem os versos da música ”Comida”, do Arnaldo Antunes: ”A gente não quer só dinheiro. A gente quer dinheiro e felicidade”.

É o que atestam as pesquisas realizadas pelo Instituto Great Place to Work, que há vários anos seleciona as melhores empresas para se trabalhar no país. A escolha é realizada ouvindo-se todos os empregados das organizações que se inscrevem. O resultado, desde o ano passado, é divulgado pela revista Época, da Editora Globo. Até 2005, a parceria do Instituto era com as revistas Exame e Você S.A, do grupo Abril.

Por outro lado, outras empresas acham que, para motivar seu pessoal, basta contratar alguém, de vez em quando, para fazer uma “Palestra Motivacional”. Nada contra, mas se as ações se limitarem a isso, pode acontecer o seguinte: vai um palestrante lá, faz um show com palavras bonitas, músicas que emocionam, vídeos tocantes. As pessoas se comovem, até choram. Abraçam-se e saem “motivadas”... até levarem o primeiro “coice” do chefe, do patrão ou de algum colega!